Não é tão simples, mas também não é tão complicado

Estava pensando nos diversos momentos da minha vida em que eu vi o momento como a pior coisa que já me aconteceu, mas hoje vejo o quão bom foi ter passado por esse momento,  o quão importante foi para que eu olhasse tudo de uma forma diferente, para que eu conseguisse ver o que é realmente bom, e para formar boa parte de mim.

No inicio desse ano, passei por outra situação que no momento simplesmente não quis acreditar no que estava acontecendo. Sabe aquele momento que você sabe que sua vida vai mudar, e aparentemente não vai ser para algo tão bom quanto você esperava? Foi o que aconteceu. Sabe o que eu penso hoje sobre essa mesma situação que aconteceu a três meses atrás? Que foi bem melhor assim, que através dessa experiência eu estou descobrindo uma parte de mim que ainda não conhecia. Por conta dessa experiência, eu conheci novas pessoas, descobri que tenho mais capacidade do que eu pensava ter, provei que ao contrário do que eu pensava, eu consigo fazer muitas coisas sozinhas, e apesar de nem sempre gostar dos momentos sozinha, eles estão sendo bons de alguma forma.

Eu sou uma pessoa que costuma piorar as coisas mais do que outras pessoas piorariam. Sofro e me preocupo antecipadamente por coisas que nem se quer sei se vão acontecer mesmo. Mas agora eu sinto estar melhorando. Acho que é muito bom ter mudanças na nossa vida em certos momentos, porque nós nos acostumamos muito com as situações e acabamos fazendo coisas que já se tornaram tão comuns que nem conseguimos perceber que não é algo realmente bom, ou então nos conformamos com algo, e nos jugamos incapazes.

É tão boa essa sensação de estar fazendo algo diferente, vendo as coisas de um outro jeito. Tendo a oportunidade de viver novas experiências.

O nosso problema é sofrer antecipadamente. Ficamos tão preocupados com o que devemos fazer no momento, que esquecemos que o devemos fazer, é simplesmente viver. O que devemos fazer, é olhar para o “problema”, como a solução para outras coisas. Pense nas coisas boas que o até então ruim pode trazer para você. É difícil enxergar, sei disso, mas mesmo que você não consigo enxergar no momento, não se preocupe, não crie mais um problema.

Não é preciso mudar de país, estado ou cidade, para mudar. Basta olhar ao seu redor. As pessoas que estão na sua vida se importam realmente com você? E você se importa realmente com elas? O que está te incomodando em certas relações? Converse, resolva. Você se vê incapaz de fazer algo? A única coisa que você precisa fazer, é provar para si mesmo que consegue, que é capaz. Pense no que vai acontecer durante o caminho, ao mesmo tempo em que pensa nas formas de desviar desses obstáculos. Não crie limitações, porque elas só existem na nossa mente. O que tanto te incomoda? Por que você não muda isso? Sente falta de amigos? O que te impede de falar com alguém que você vê constantemente? Sem olhar para aparências, sem olhar para o que os outros falam dessa pessoa. É tímido demais? Eu também sou, mas as vezes resolvi não segurar um comentário sobre a situação, e do nada estava em uma conversa muito boa.

As oportunidades surgem a todo momento na nossa vida. Oportunidade para coisas que nem queremos, e por isso nem percebemos. Elas são muitas, mas na maioria das vezes são discretas, ou não, talvez somos apenas nós que damos destaque para outras coisas e deixamos ela apagada. Não seria muito mais simples agir sem tanto nervosismo? Sem tanto medo do que vai acontecer? Nós não podemos mudar o passado, então não adianta sofrer tanto por ele. Nós não sabemos e nem podemos evitar o que vai acontecer no futuro, então não adianta nos preocuparmos tanto com ele. É inevitável não pensar no futuro, ou não se arrepender do passado. Mas as vezes exageramos, né? Será que não estamos exagerando agora? Criando problemas onde não tem? Vivendo algo que no futuro vai ser ótimo?

Há certas coisas que não podemos resolver, que não podemos diminuir a preocupação. Mas agora pense nas coisas ruins que já te aconteceram, mas passaram. Pense naquele problema horrível que você passou, mas que depois se resolveu e ficou tudo bem.  Os momentos passam. Embora hoje eles pareçam eternos, outros bem piores também já pareceram ser assim.

Não é tão simples, mas também não é tão complicado.

Deixe um comentário

